• Rio de Janeiro, 11/05/2025
  • A +
  • A -

CEOs e diretores recomendam leituras inspiradoras sobre tecnologia e negócios

Com títulos que vão de grandes biografias a cultura organizacional, lista traz indicações de leitura para quem atua na área ou quer construir carreira no ramo de tecnologia


CEOs e diretores recomendam leituras inspiradoras sobre tecnologia e negócios
Publicidade

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, por isso 5 CEOs e diretores de empresas com atuação global como a Appdome, Infobip, ManageEngine e Fair Fashion, listaram recomendações de leituras que abordam o mundo dos negócios e inovações tecnológicas. A lista traz uma gama variada de títulos com insights relacionados à inteligência artificial, comunicação e liderança que podem ajudar profissionais e entusiastas dessas áreas a aprimorarem suas habilidades e conhecimentos. 

Yuri Fiaschi - VP de projetos estratégicos da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem 

Steve Jobs, de Walter Isaacson

“A biografia de Steve Jobs é sem dúvida um livro interessante, que alinha tecnologia e empreendedorismo. É impressionante ver alguém tão disruptivo e que fez mudanças reais, indo até mesmo contra a maré. O livro traz diversas entrevistas feitas com Jobs ao longo de dois anos, além da visão de concorrentes, familiares, amigos e colegas de trabalho. Ao viver altos e baixos, ele cometeu muitos erros em sua jornada, passando por um caminho tortuoso para aprender, o que hoje nos traz diversas lições, especialmente para empreendedores e negócios.” 

Multiplicadores, de Liz Wiseman

“Outro título superinteressante é o Multiplicadores, pois aborda uma das minhas maiores paixões: o gerenciamento de pessoas. O livro faz uma distinção entre multiplicadores, líderes que sabem ressaltar qualidades e o potencial de sua equipe para gerar bons resultados, e diminuidores, aqueles que focam em reafirmar sua posição centralizando poder e sugam a capacidade e inteligência da equipe. As lições de Liz Wiseman claramente fazem você ver e mudar atitudes que são diminuidoras e que você nem percebe no dia a dia.” 

Caio Borges, country manager da Infobip

Inevitável, de Kevin Kelly 

"Apresenta 12 forças tecnológicas que moldarão nosso futuro. O livro mostra como tendências como inteligência artificial, compartilhamento e economia do acesso são irreversíveis. A tecnologia se tornará cada vez mais integrada, personalizada e interativa. Adaptar-se a essas mudanças é essencial para prosperar.” 

O animal social, de Elliot Aronson e Joshua Aronson

“Referência para os estudos de psicologia social, esse livro debate diversas questões que vão desde o preconceito até os efeitos da comunicação e da persuasão de massa. Os autores, baseados em produção científica, trazem exemplos reais ao abordarem como funciona a ciência do comportamento humano, trazendo ótimas reflexões sobre as ações do ser humano. É um título que vale a pena para quem trabalha com pessoas, e quer desenvolver liderança e comunicação.”

Tom Tovar, CEO e Co-fundador da Appdome, empresa de proteção de apps móveis

Deep Survival, de Laurence Gonzales

“Na vida, a mudança é constante. Da mesma forma, mudanças e crises podem nos atingir quando menos esperamos. Especialmente quando fomos nós que escolhemos a situação que levou à crise, essa mudança pode fazer com que ampliemos os erros e piorem ainda mais nossa situação. Deep Survival nos ajuda a manter os pés no chão, compreender o novo ambiente, transcendê-lo e triunfar sobre ele. É um livro repleto de histórias curtas sobre pessoas que superaram probabilidades incríveis de sobreviver — perdidas no mar, em montanhas, na selva, etc. Ele termina oferecendo um checklist para nos ajudar a sobreviver e prosperar em nossas próprias vidas, no dia a dia.”

O Último Teorema de Fermat, de Simon Singh

“Este livro trata de uma equação muito simples que permaneceu sem demonstração por centenas de anos — e da busca para resolvê-la. É sobre a procura pela verdade e pela comprovação de como o nosso universo funciona, além da luta constante contra nós mesmos para encontrar respostas.”

André Salem, fundador da Blockforce, plataforma responsável pela tecnologia blockchain da Fair Fashion

Blockchain - Da teoria à prática: Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia que está revolucionando o mundo, de Richard Montezino
“Este livro possibilita a qualquer um entender de forma simples e acessível o que é o blockchain, como funciona e por que é considerada uma das inovações mais impactantes do século XXI. Além das criptomoedas, ele explora aplicações reais da blockchain em diversos tipos de negócios. É um bom guia para quem quer se familiarizar mais com o tema sem precisar de conhecimento técnico prévio. O livro oferece uma visão clara sobre os benefícios, desafios e o futuro dessa tecnologia. Para mim, particularmente, é uma leitura importante, mesmo já trabalhando há anos com a tecnologia, pois a visão do autor nos faz analisar vários pontos relevantes.” 

Google – A Biografia, de Steven Levy
“É uma ótima leitura para quem quer entender como a startup fundada em uma garagem se tornou uma das empresas mais influentes do mundo. Para quem gosta de tecnologia e de grandes histórias, é uma leitura indispensável, afinal, todos nós utilizamos o Google. Com acesso privilegiado aos bastidores da companhia, o autor conta a trajetória dos fundadores Larry Page e Sergey Brin, os dilemas éticos enfrentados pela empresa e os impactos da tecnologia na sociedade. É um mergulho na cultura do Vale do Silício, região importantíssima para o nosso atual cenário de tecnologia, nas inovações que moldaram a internet e nas decisões que transformaram o Google em um verdadeiro império digital.”

Rajesh Ganesan, CEO da ManageEngine, divisão da Zoho Corporation que oferece soluções de gestão de segurança e operações de TI

Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa, de Ben Horowitz

“O que faz as companhias se tornarem instituições duradouras? Qual é o segredo para essas companhias alcançarem impacto global? O que inspira e motiva as pessoas a trabalharem juntas nessas companhias com um objetivo a longo prazo? A resposta com certeza é cultura, o que tipicamente é um termo vago e abstrato para a maioria das pessoas. O livro estabelece com convicção o que cultura significa para uma organização — é o que cada pessoa e time faz quando são confrontados com tarefas. Não é o que eles pensam, falam, ou planejam, mas o que eles fazem consistentemente que define o que é cultura. Consistência nas ações de uma companhia é importante e flui de cima para baixo.

O livro explica essa ideia com exemplos ao longo de centenas de anos, destacando o quão líderes vitoriosos se importavam em criar a melhor cultura possível e como isso os ajudou a alcançar os objetivos da companhia — aprendizados que perduraram ao longo do tempo e podem ser aplicados nas empresas ainda hoje.” 

Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos, de Satya Nadella

“Embora seja bastante difícil estabelecer uma cultura forte, mudá-la geralmente é impossível, o que acaba levando ao final das organizações. No final dos anos 2000, a Microsoft estava perdendo para os concorrentes nas áreas de smartphone, nuvem, busca, navegador e mercado de games. Não foi apenas a mudança na liderança, mas a mudança cultural que a nova liderança trouxe que tornou a Microsoft uma empresa relevante novamente em cada um desses segmentos. 

O livro têm muitas lições valiosas e oferece sabedoria para os líderes que são tímidos, inseguros, ou com pouca convicção a respeito de como lidar com as fortes interferências do mercado. Além disso, é inspirador aprender como um engenheiro típico e bem-sucedido academicamente, da Índia, começa como um colaborador da Microsoft e, subindo na hierarquia, pôde impactar monumentalmente uma das organizações mais influentes desse século.” 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.