Projeto social oferece FIV gratuita para casais que perderam filhos
Nova edição do Ninho Solidário, braço social do "Nós Tentantes, Projeto de Vida" que já impactou mais de 3 mil famílias no país, oferece Fertilização In Vitro gratuita, com todo o ciclo do tratamento, para casais que passaram pelo luto parental
O Ninho Solidário, braço social do projeto “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, em sua 12ª edição, vai oferecer o ciclo de reprodução assistida a um casal com barreiras financeiras que passou por uma perda gestacional no parto ou em vida. O programa oferecerá uma Fertilização in Vitro (FIV) completa e gratuita, com suporte multidisciplinar e acesso garantido a todas as etapas do tratamento, que acontecerá na Clínica DNA Fértil, em Natal, no Rio Grande do Norte. As inscrições vão até o dia 5 de outubro e o casal ganhador será anunciado em live no dia 23 de outubro.
A 12ª edição do Ninho Solidário traz o tema “Luto Parental – Um reconhecimento necessário”, em alusão à Campanha Nacional de Conscientização e acolhimento do luto parental. Trata-se de um manifesto, no qual se busca oferecer acessibilidade às famílias enlutadas que enfrentam barreiras financeiras. “O Brasil dá um passo histórico, que é o reconhecimento oficial do luto parental. É um avanço que garante dignidade, voz e amparo a mães e pais que enfrentam essa perda, rompendo o silêncio e validando seus sentimentos”, destaca Karina Steiger, idealizadora do projeto ao lado do marido, Pedro Corbetta. Ambos realizaram o sonho da parentalidade por ovodoação para tentativas, sem sucesso, de reprodução.
Como participar?
Podem se inscrever por aqui casais maiores de 18 anos que já tenham passado por perda gestacional ou após o nascimento de um bebê, desde que apresentem condições clínicas adequadas, sem histórico de doenças graves ou hereditárias, e atendam às exigências da legislação vigente (RDC Anvisa 771/2022 e Resolução CFM 2.320/2022). É necessário que o casal esteja disponível para tratamento em Natal e siga os protocolos médicos da Clínica DNA Fértil.
Suporte clínico completo e parceiros da edição
A família selecionada receberá suporte integral ao longo de todo o tratamento. A FIV será realizada na Clínica DNA Fértil, sob coordenação dos médicos especialistas Dra. Kyvia Mota, Dra. Mychelle Garcia e Dra. Adriana Leão. Os parceiros desta edição incluem a Igenomix Brasil – Genética Reprodutiva e o tratamento contempla:
- Consultas médicas especializadas
- Acompanhamento clínico completo
- Ecografias
- Medicações de estimulação ovariana e preparo endometrial
- Realização do procedimento de FIV
- Primeira transferência embrionária
- Congelamento de embriões excedentes
- Primeira anuidade de manutenção.
- Um dos diferenciais desta edição é a inclusão do Teste de Compatibilidade Genética (CGT), oferecido pela Igenomix, que garante maior segurança em relação ao risco de manifestação das principais doenças genéticas hereditárias de origem autossômica recessiva.
“O CGT é uma ferramenta importante para reduzir o risco genético aos descendentes. Ele ajuda a identificar riscos que passariam despercebidos, evitando que duas pessoas saudáveis com variantes ligadas a doenças em um mesmo gene transmitam, uma condição hereditária ao bebê. Isso é ainda mais importante em casais com algum grau de parentesco ou que pertencem a populações geneticamente mais homogêneas, onde o risco de doenças genéticas pode ser maior”, explica Susana Joya, geneticista e assessora científica do laboratório Igenomix Brasil, do Vitrolife Group.
Seleção do casal
Após avaliação técnica, algumas famílias poderão ser entrevistadas por telefone ou videoconferência. A seleção final acontecerá entre os dias 5 e 21 de outubro, com anúncio oficial do casal vencedor em 23 de outubro de 2025. "Para nós é uma felicidade muito grande participar desse projeto, reconhecido em todo o país, e poder realizar o sonho de uma família, aqui no Rio Grande do Norte", reforça Dra. Kyvia Mota, da clínica DNA Fértil.



COMENTÁRIOS